sexta-feira, 8 de abril de 2011

Mato da Geografia - JJ Empreendimentos

Ainda sem data de inauguração, o Mato da Geografia, inspirado no Mato da Química, está sendo (des) construído pela JJ Empreendimentos Imobiliários.

Numa Parceria Público Privada, entre o DAGE - Diretório Acadêmico da Geografia e a JJ - Jesus e Joãozinho Empreendimentos Imobiliários, começa a ter forma o Mato da Geografia. Um ambiente aprazível, aconchegante e em contato constante com a natureza, visando uma maior proximidade com elementos naturais e a tranquilidade da mata.

A tendência é de que algumas festas da Geografia aconteçam lá, sob a Lua Cheia e velas a iluminar as delimitações territoriais do local, mantendo os devidos cuidados com a segurança.

Aguarde pela divulgação da inauguração.
Realização, JJ Empreendimentos Imobiliários

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Desnorteña-se com Música Ao Vivo

Atenção Geógrafos-músicos!

O Grupo de Trabalho do Esporte e Cultura do DAGE os convida para levar seu(s) instrumento(s), seja ele qual for, desde que não seja elétrico, para 'fazer um som' na próxima Desnorteña-se, Terça-feira dia 12/04, a partir das 18h.

Quem não toca, bate palma e canta!
Vamos fazer a maior Roda de Samba, Música Gaudéria, Reggae, Viola, o quê for, da história da Geografia.
Tem tudo pra ser um grande momento de confraternização. Foi?
.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Associação dos Geógrafos Brasileiros (Seção Porto Alegre) busca garantir os direitos dos cidadãos da Comunidade Vila Chocolatão, que sofre processo de remoção

 


Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Porto Alegre (AGB-PA), desde o ano passado, busca garantir os direitos dos cidadãos da Comunidade Vila Chocolatão, que sofre processo de remoção para outra localidade da cidade de Porto Alegre. Este árduo trabalho tem gerado importantes conquistas na luta pelos Direitos do Cidadão.

Para contextualizar, a AGB-PA, durante os últimos seis meses, realiza um trabalho técnico e comunitário junto a mais uma daquelas Comunidades, que, como bem já ocorre em várias cidades brasileiras - e ainda mais nas sedes da Copa 2014 -, estão em vias de serem reassentadas, mudando-se para áreas muito distantes do seu centro histórico. Hoje, a Vila Chocolatão, está encravada no Centro de Porto Alegre, em meio a diversos prédios públicos, local onde está localizada há mais de vinte anos, caracterizando-se como um símbolo melancólico da desigualdade social na capital do estado do Rio Grande do Sul.

O projeto do Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB) da Prefeitura de Porto Alegre para a Vila Chocolatão é divulgado como o projeto de reassentamento "modelo", em parte por ter sido selecionado pelo Global Compact Cities Programme, (http://citiesprogramme.org/index.php/projects/details/social_inclusion_project_for_vila_chocolatao/) da Organização das Nações Unidas e ter sido apresentado na China, Austrália e África do Sul. O que é evidente, é que esse projeto é propagado pelos órgãos responsáveis como “modelo” por conta da descentralização das operações, otimizando a construção de soluções. No entanto, partindo de nossa inserção na comunidade e de análise técnica da execução desse projeto pudemos, imediatamente, apontar diversas infrações de documentos oficiais como o Plano Diretor e o Estatuto das Cidades.

Foi aí, então, que a AGB-PA, através de um coletivo que surge justamente para se inserir nesse tipo de pesquisa-ação, o CARU (Coletivo de Apoio a Reforma Urbana), composto por estudantes de graduação e influenciado pelas resoluções do Grupo de Trabalho (GT) de Reforma Urbana da AGB, abraçou a causa em parceria ao SAJU-UFRGS (Serviço Assistência Jurídica Universitária), que vinha atuando há mais tempo na Comunidade, também através de um coletivo de estudantes, o GAJUP (Grupo de Assessoria Jurídica Universitária Popular).


O texto completo leia aqui. E o laudo técnico completo baixe aqui.

Inscrições abertas para pré-vestibular popular de Viamão


Estão abertas as inscrições para o curso pré-vestibular e pré-ENEM do Núcleo de Viamão do Zumbi. As inscrições podem ser feita pela internet, clicando no link no final desse texto, ou presencialmente, indo até o Núcleo de Viamão. Mas provavelmente, antes de fazer sua inscrição você quer saber um pouco mais sobre o Zumbi e sobre o cursinho que oferecemos. Pensando nisso escrevemos o texto a seguir. Se quiser saber mais detalhes sobre a seleção dos(as) candidatos(as) leia também o edital de aberturadesse ano.

Quem pode participar?

Todos(as) podem participar, entretanto o Zumbi pretende dar oportunidade de estudar em uma universidade aos grupos que mais têm dificuldade de chegar lá, ou a grupos que por razões sociais precisam cada vez mais ocupar espaços de poder na nossa sociedade. É por isso que nos esforçamos por funcionar com a menor mensalidade possível, e é por isso também que, em caso de necessidade de seleção, privilegiamos pessoas de baixa renda, que tenham estudado em escolas públicas, negras(os), mulheres e candidatos(as) que estão muito tempo afastados(as) da escola. Isso não significa que quem não se enquadra nesses critérios está fora da seleção! Muito pelo contrário. Esses critérios vão ser usados para desempate apenas no caso de termos mais inscritos do que vagas.


Maiores informações clique aqui: Pré-Vestibular Popular Zumbi dos Palmares

terça-feira, 5 de abril de 2011

Aula Magna com Governador Tarso Genro

Na manhã desta quarta-feira, 06, a UFRGS abrirá oficialmente seu calendário acadêmico de 2011, com Aula Magna proferida pelo advogado e político Tarso Genro, atual governador do Rio Grande do Sul. Aberto ao público, o evento terá como tema “A Universidade e o Futuro da República”.

Durante sua exposição, Tarso pretende abordar as grandes mudanças pelas quais o Brasil passou no último período e o que faltaria ao país para se tornar uma república moderna, democrática e com instituições políticas e de Estado que combatam desigualdades regionais e sociais, promovendo o bem-estar geral. “A compatibilização do humanismo com as conquistas científicas e tecnológicas e a reorganização do Estado vão determinar qual o papel da Universidade no processo de republicanização do país”, adianta o convidado. Outros temas que aparecerão em sua fala serão o ensino técnico federal, o acesso ao ensino superior, a ampliação da rede federal e a melhoria das carreiras universitárias.

Além de ser autor de vários livros no campo do Direito e ter sido crítico literário atuante na imprensa local, o governador já foi prefeito de Porto Alegre em duas ocasiões (1993-1997 e 2001-2002), além de Ministro da Educação (2004-2005) e Ministro da Justiça (2007-2010). A Aula Magna da UFRGS tem início às 10 horas no Salão de Atos (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro).
A entrada é franca, sem necessidade de inscrição prévia.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Futebol Geográfico

Embora tenha sido marcado para o dia 1º de Abril, o Futebol Geográfico foi um sucesso de público.

Organizado pelo Grupo de Trabalho de Esporte e Cultura, na última Sexta-feira, o evento contou com a presença de mais de 25 colegas da Geografia na quadra do Pão dos Pobres, Cidade Baixa; amigos de diversas gerações, homens e mulheres, socializando-se através da saudável prática esportiva e do clássico "Salchipão" após os jogos.

Inteciona-se manter um horário fixo semanal para realizarmos mais jogos e confraternizações como esta. Se a idéia se concretizar, aguarde pela divulgação em nossos meios de comunicação.

Pariticipe! Iniciativas assim proporcionam momentos agradáveis, saudáveis, e nos unem cada vez mais, fortalecendo o curso e levando o nome da Geografia por aí a fora!