sexta-feira, 15 de julho de 2011

Curso para professores propõe reiventar o espaço da escola


O desejo de aprimorar o ambiente escolar está levando um grupo de 30 professores da rede pública de ensino de Porto Alegre de volta à sala de aula. Há cerca de um mês eles participam de uma formação que propõe aliar educação e sustentabilidade. São abordados temas como o cultivo de hortas agroecológicas no pátio da escola, manejo adequado do resíduos da escola e reaproveitamento de materiais na construção de novos elementos para o pátio escolar.

O conceito de permacultura - que integra saberes populares, ancestrais e a ciência ecológica moderna - é amplamente utilizado na formação. Trata-se de um conjunto de estratégias voltadas à criação de ambientes altamente produtivos, de acordo com a realidade de cada local. “Outro aspecto fundamental no nosso conteúdo diz respeito às relações humanas. Não existe ninguém sentado no conhecimento. O que defendemos é criar uma condição favorável à troca, favorecendo o empoderamento dos colegas acerca do tema”, ressalta Mateus Raymundo da Silva, um dos idealizadores da iniciativa.

Leia a continuação: 

http://www.inga.org.br/?p=2623

Está chegando o Seminário Nacional de Universidade Popular em Porto Alegre



Nos dias 23 e 24 de junho na cidade de São Paulo realizamos a terceira e última reunião de organização do 1° Seminário de Universidade Popular, que será realizado na cidade de Porto Alegre entre os dias 02 e 04 de setembro de 2011. Nesse momento, em uma reunião que contou com mais de 40 pessoas, conseguimos fechar a grade de atividades, que contará com debates sobre a situação da universidade, a concepção e projeto, além das experiências na América Latina e Brasil. Contaremos também com grupos de discussão, oficinas e painéis de grupos, além de uma plenária final que celebre a continuidade desse debate e tarefas práticas dessa articulação.
Também demos os últimos passos organizativos e estruturais para o Encontro, entre eles a infra que teremos em POA, e a idéia do caderno de contribuições. 

Inscrições serão abertas serão abertas a partir do dia 20 de julho

Para garantirmos alojamentos e alimentação para todos, além das outras questões estruturais, esse evento terá uma inscrição para os participantes de 30 reais. Nos próximos dias disponibilizaremos no site http://senup2011.blogspot.com/ o formulário de inscrição e a conta para depósito.
Contribuições até o dia 05/08. Participe!
Está aberto desde já a possibilidade de mandar contribuições nos eixos estabelecidos na cartilha do SENUP:
1)    Eixo Geral: Universidade Popular (princípios, concepção, histórico, terminologia, etc)
2)    Eixos Específicos:
a.    Ciência e Tecnologia
b.    Formação
c.    Autonomia e democracia
d.    Universidade e Sociedade


Poderão ser recebidas até 05/08 e serão divulgados em 10/08. O limite dos textos é até de 10 laudas para a versão impressa (que buscaremos disponibilizar a todos no SENUP), podendo fazer uma versão maior para a versão em PDF a ser disponibilizada no site. (Enviar contribuições para senup2011@gmail.com com o assunto "Contribuições + EIXO")