terça-feira, 10 de novembro de 2009

MUTIRÃO DE CONSTRUÇÃO DE ÁREA VERDE NO PRÉDIO DA COMUNIDADE AUTÔNOMA UTOPIA E LUTA – 8.11.2009




RELATO E PRÓXIMA ATIVIDADE

Onde? Escadaria do Viaduto da Borges de Mederiros – centro de Porto Alegre
Quando? 8.11.2009


O QUE ROLOU?

A terceira vez que fomos ao nosso querido Utopia aconteceu no último domingo dia oito de novembro. Dessa conseguimos iniciar a construção da tão sonhada estufa. A estufa é importante, pois ela tem uma capacidade de armazenar calor protegendo algumas plantas do frio e do vento que o terraço de um prédio pode proporcionar. Além disso. Um agravante para o frio é o fato de o espaço não pegar sol durante a tarde, sendo muito prejudicial a algumas plantas.

Chegando ao terraço começamos estudando a planta da estufa e conversamos sobre os passos que deveríamos fazer para se chegar ao melhor resultado possível. Após alguns minutos de conversa colocamos a mão na massa. No começo estávamos um pouco perdidos, cometendo alguns erros, mas logo conseguimos entrar em um ritmo bom. Utilizamos materiais como martelos, serrador elétrico, trenas etc. No final conseguimos adiantar alguma coisa, mas há muito a se fazer ainda.
Concomitantemente a montagem da estufa rolava a montagem do mosaico “América do Sul de Garcia Torres” (o mesmo desenho que está no blog a esquerda e na foto deste post). A galera se puxou e conseguimos terminar o encaixe das peças. Ficou lindo e logo depois de terminado o encaixe iniciamos a colagem com argamassa. Ainda não foi posta toda a argamassa e nem lixado, mas está quase no fim.
Estiveram presentes pessoas da geografia UFRGS, PUC além de pessoas do próprio prédio e de outros cursos como biologia da UFRGS e da PUC.
NO PRÓXIMO DOMINGO:

No próximo domingo haverá a continuação das atividades. Dessa vez vamos finalizar o mosaico e nos concentrarmos incessantemente na montagem da estufa. É trabalho de marceneiro mesmo!

A perspectiva também  é que possamos fazer uma conversa com um dos moradores sobre a história do prédio, desde a ocupação durante o Fórum Social Mundial de Porto Alegre em 2001 e como é a organização social do prédio.
A intenção é que o espaço do terraço se torne um lugar permanente de agricultura urbana, tanto de produção de alimentos para a comunidade como um espaço educacional para moradores e não moradores do prédio.

O que? Mutirão para continuar as obras no terraço do prédio do Utopia
Quando? Dia 15.11.2009
Que horas nos reunimos? As 13:30 horas na frente do prédio.


Aqui tu podes conferir todas as fotos do mutirão do dia 1.11.2009


Este texto está postado no blog do dage:

www.dageufrgs.blogspot.com