sábado, 16 de abril de 2011

EM DEFESA DO CÓDIGO FLORESTAL


Desde o ano passado tramita na Câmara o novo projeto de lei de alteração do Código Florestal Brasileiro, proposto pelo deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB – SP). Dentre as propostas estão algumas pérolas como a isenção das dívidas dos crimes ambientais; fim de áreas de preservação permanente nos topos de montanhas, morros e serras; diminuição das faixas de preservação às margens dos rios de 30 para 15 metros; descaracterização da vegetação nativa das reservas legais (com isso, monocultura de eucalipto e outras espécies exóticas cultivadas e larga escala poderão ser consideradas reservas legais); fim da proteção às áreas com mais de 1800 metros de altitude.


É evidente que esta nova proposta de código não atende às demandas de preservação ambientais hoje existentes, mas apenas aos interesses do agronegócio que precisa expandir seu lucro a qualquer custo, mesmo que este custo signifique a destruição de nossos recursos naturais. A cara de pau vai mais longe, quando os ruralistas que apóiam o projeto afirmam que os alimentos consumidos no Brasil são produzidos pelo agronegócio, sendo que segundo o censo agropecuário de 2006, 70% dos alimentos consumidos no país são produzidos pela pequena propriedade.




Desde o primeiro código florestal promulgado em 1934, esta é a primeira vez que uma atualização das leis ambientais recua diante dos interesses dos poderosos, justo num momento em que vivemos grandes catástrofes ambientais e precisaríamos justamente avançar na preservação. Mais uma vez a classe política se coloca em defesa dos interesses dos ricos e de sua depredação descontrolada.


O GADO É EXPORTAÇÃO!
A SOJA É PRA RAÇÃO!
EUCALIPTO NÃO FAZ FLORESTA!
EM DEFESA DA AGRICULTURA QUE NÃO ACABA COM O PLANETA!

ARENA Gremista - Extorsão e doação gratuita de área Estadual além de problemas ambientais - por Henrique Wittler

Apresentação sobre a ARENA Gremista, desencadeada pela Copa do Mundo de Futebol de 2014. 



O Estado do Rio Grande do Sul necessita uma nova ponte, sobre o Rio Guaíba, pois a atual (que se eleva para passagem dos navios) seguido tem panes e para, provocando a paralisação do tráfego para a zona sul. É velha, e um dia vai parar de vez. A nova, não é vialbilizada sob alegação de falta de recursos, cerca de 250 milhões

Contudo, no local onde a ponte poderia ser construída, o Estado retirou da FCORS uma área de 37 hectares para a entregar grátis à CONSTRUTORA OAS. Só a área vale mais de 500 milhões, o que permitiria a construção da necessária nova ponte sobre o Guaíba e ainda sobravam outros 250 milhões para residências populares na Vila Tronco.

Além disto, o projeto da Arena tem uma séria de implicações ambientais e na segurança do tráfego aéreo, pois se situa na proximidade da pista do Aeroporto Salgado Filho...

Por Engenheiro Henrique Wittler - henriquecpw@gmail.com

Obs.: O Engenheiro Henrique Wittler já veio na nossa Semana Geográfica da UFRGS ano passado para falar dos grandes empreendimentos sobre a Copa do Mundo. Ele fez um arquivo pps. muito bacana sobre a instalação da ARENA GREMISTA. Clique AQUI para baixar.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Amazônia e suas obras - Belo Monte. Texto da Dirce, professora do nosso Departamento

Amazônia e suas obras - Belo Monte


Professora Doutora Dirce Maria Antunes Suertegaray (AGB - Porto Alegre)
Departamento de Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da 
Universidade Federal do Rio Grande do Sul



Retorno da Amazônia. Durante os últimos dez dias, estive na região, em trabalho de campo 

no estado do Amazonas. Nesse breve tempo convivi com os novos profissionais do

ICMBIO, jovens, na faixa dos 25-35 anos, das mais diferentes profissões e dos mais 

diferentes lugares do país (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, 

Rio Grande do Sul, entre outros).


Tive esperança ao conversar com eles e observar o trabalho que fazem. São jovens 

que escolheram trabalhar, nas regiões mais longínquas do país, em nome da preservação da 

Amazônia. Entre eles é possível perceber um sentimento que se desloca entre o prazer, o 

gosto pelo que fazem e, o sentimento de angustia em relação à causa em que acreditam. 

Têm consciência da grande tarefa e das dificuldades efetivas de realizá-la, diante da 

burocracia, da falta de recursos e das políticas relativas ao crescimento econômico na 

relação com a preservação da natureza.

Leia o texto completo AQUI.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Grupo de Estudos SABERES SOBRE O ESPAÇO

Começou a funcionar dia 06 de Abril o Projeto de Extensão Grupo de Estudos SABERES SOBRE O ESPAÇO que visa discutir semanalmente o livro As Veias Abertas da América Latina.

Os encontros acontecem nas Quartas-feiras, a partir das 14:30, na sala Vanda Ueda. Não há horário de encerramento pois a discussão acerca do livro acontece até o grupo achar suficiente. Os participantes do grupo, que no primeiro encontro eram 6, constróem a discussão a fim de comparar dados do livro escrito em 1970 com dados atuais, relacionar conceitos abordados pelo autor com aqueles aprendidos ao longo do curso e destacar aquilo que julga ser importante, interessante. O projeto é coordenado pelo Professor Doutor Mario Leal Lahorgue,do LABES - Laboratório do Espaço Social.

O livro As Veias Abertas da América Latina, escrito por Eduardo Galeano, jornalista e escritor uruguaio, aborda a história da América Latina, de sua colonização até a Idade Contemporânea, e sua relação com países europeus e com os Estados Unidos, por vezes conturbada.

Participe do Grupo de Estudos! 
Informações com o Fabrício Caetano (Adeva), por adv.caetano@gmail.com.

domingo, 10 de abril de 2011

Relato: Audiência Pública sobre o transporte cicloviário integrado de POA

Galera,

ontem a noite, 07/04/2011, aconteceu a audiência pública que tratava do plano diretor cicloviário integrado de POA.

Estiveram presentes referências do movimento ciclístico de POA, o secretário-adjunto da Smam, André Carus; o secretário-adjunto da Secretaria de Governança, Marcos Botelho; e o secretário-adjunto do Planejamento Municipal, Francisco Dornelles, além do presidente da EPTC, Vanderlei Capellari.

Mas o mais interessante é que dos 36 vereadores da cidade, eleitos para representar o povo nas melhorias da cidade, que recebem um salário de quase 10.000 reais (MAIS que um médico, muitíssimo MAIS que um professor ou um geógrafo), apenas 12 estiveram presentes.

Pontos interessantes:

1 - o presidente da EPTC disse que o dinheiro que deveria ser usado para implementação de ciclofaixas e educação para o trânsito foi devolvido para o cofre geral da prefeitura, pois não foi utilizado, ao mesmo tempo em que dizia que a EPTC possuía uma equipe técnica muito competente.

2 - o vereador Beto Moesh distribuiu panfletos falando que há uma lei que prevê a aplicação de 20% do dinheiro arrecadado com as multas, em ciclofaixas e educação do transito, dinheiro este que ninguém sabe onde foi aplicado...

3 - houveram manifestações no sentido de que o poder público se rendeu aos infratores, quando da desativação do caminho dos parques, isto por que a prefeitura se cansou de multar e guinchar os carros e resolveu desativar o caminho dos parques.

E outras coisas mais.

Dentro dessa lógica carrocentrica, carrólatra alguém lembra do ultimo comercial de bicicletas? dificil né, mas de carro somos bombardeados todo dia. Abaixo envio os últimos comerciais de bicicletas, vale apena. Abraços!

http://www.youtube.com/watch?v=hR1Y2eAF1dI

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Relato enviado a lista geografia-ufrgs@yahoogrupos.com.br por Pablo