terça-feira, 5 de abril de 2011

Aula Magna com Governador Tarso Genro

Na manhã desta quarta-feira, 06, a UFRGS abrirá oficialmente seu calendário acadêmico de 2011, com Aula Magna proferida pelo advogado e político Tarso Genro, atual governador do Rio Grande do Sul. Aberto ao público, o evento terá como tema “A Universidade e o Futuro da República”.

Durante sua exposição, Tarso pretende abordar as grandes mudanças pelas quais o Brasil passou no último período e o que faltaria ao país para se tornar uma república moderna, democrática e com instituições políticas e de Estado que combatam desigualdades regionais e sociais, promovendo o bem-estar geral. “A compatibilização do humanismo com as conquistas científicas e tecnológicas e a reorganização do Estado vão determinar qual o papel da Universidade no processo de republicanização do país”, adianta o convidado. Outros temas que aparecerão em sua fala serão o ensino técnico federal, o acesso ao ensino superior, a ampliação da rede federal e a melhoria das carreiras universitárias.

Além de ser autor de vários livros no campo do Direito e ter sido crítico literário atuante na imprensa local, o governador já foi prefeito de Porto Alegre em duas ocasiões (1993-1997 e 2001-2002), além de Ministro da Educação (2004-2005) e Ministro da Justiça (2007-2010). A Aula Magna da UFRGS tem início às 10 horas no Salão de Atos (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro).
A entrada é franca, sem necessidade de inscrição prévia.

Nenhum comentário: