terça-feira, 19 de outubro de 2010

7a Semana Geográfica - Espaços de Resistência e Esperança Lado B



PROGRAMAÇÃO:

18 de Outubro (segunda-feira)
Tarde: Rodão de diálogo: Para que (m) serve o teu DAGE?
Atividade destinada a dageanos e ex-dageanos com intuito de debatermos sobre questões referentes ao Diretório Acadêmico dos Estudantes de Geografia da UFRGS.
Local: na Sala Vanda Ueda – Prédio P do Campus do Vale. Sala P202
Início: 14hs.
Noite: FESTA DE ABERTURA DASEMANA GEOGRÁFICA !! NO DAGE! Com DJ Jovi e DJ Mazzini!
Início: Ao entardecer.
19 de Outubro (terça-feira)
Manhã: Oficina: Geografia e Música. Oficina que tem o intuito de estabelecer um diálogo entre a Geografia, Educação e a Música, trazendo reflexões e práticas sobre essa interface de conhecimentos.
Oficineiros: Lucas Panitz, Iuri Barbosa e João Pedro Izé Jardim – todos três cursam ou já cursaram a graduação na Geografia da UFRGS.
 Local: na sede do DAGE
Início: 09hs.
Tarde: Oficina de Percussão: Batucada. Momento para aprendermos e tocarmos alguns ritmos em percussão, como Bongo e outros instrumentos.
Local: no gramado da sede do DAGE.
Início: 13hs.
Noite: Campo: Saída para o Quilombo do Silva. O Quilombo do Silva, situado no bairro Três Figueiras, um dos bairros mais nobres da cidade, perto do Iguatemi, é símbolo de resistência Quilombola em todo Brasil. Os últimos episódios de agressão física e moral por parte da Brigada Militar despertaram o interesse de aproximação desse Quilombo. A AGB-PA tem representantes articulados com o Quilombo buscando dar apoio a causa deste espaço que podemos considerar de Resistência e Esperança no seio da cidade de Porto Alegre. O encontro com a comunidade do Quilombo do Silva ocorrerá em meio a sua Assembléia, uma bela oportunidade de apropriação da causa Quilombola e negra.
Saída do DAGE às 15:00hs.
20 de Outubro (quarta-feira)
Manhã: Confecção de cartazes no DAGE. Os cartazes confeccionados serão utilizados na atividade da tarde.
Início: 10h
Local: na sede do DAGE
Tarde: Deriva do Desuso - Caminhada no Centro e Vila Chocolatão. Em um primeiro momento ocorrerá uma caminhada pelo centro de Porto Alegre com identificação de prédios desocupados e ociosos que não cumprem sua função social. Depois às 16 horas faremos uma visita a Vila Chocolatão e falaremos com alguns integrantes do Grupo de Assessoria Jurídica Popular (GAJUP) que desenvolve trabalho na Vila há algum tempo.
Saída do Campus do Vale às 13 hs.
Noite: Geografia e Gastronomia no Prédio do Utopia e Luta. A conhecida pelos dageanos Comunidade Autônoma Utopia e Luta nos receberá em seu prédio para uma janta com as deliciosas pizzas feitas pela Cooperativa. Também ocorrerá um diálogo sobre a questão da moradia, direito a cidade, realocações e reforma urbana.
 Hora: A partir das 18h.
Local: Prédio do Utopia e Luta, Borges de Medeiros na escadaria do viaduto.
21 de Outubro (quinta-feira)
Manhã: Exibição de Documentário e Debate: Jornal Boca de Rua. Contaremos com a presença de Reinaldo Santos, dentre outros componentes do Jornal Boca de Rua, um Jornal produzido por pessoas em situação de rua de Porto Alegre.
Local: Sala Vanda Ueda (Dep. De Geografia)
Início: 9hs 30min.
Tarde: Diálogo com Pedro Munhoz. “Música Popular e Movimentos Sociais na América Latina”. O conhecido cancionista popular Pedro Munhoz, que tocou no Eregeo Sul de 2009 no Campus do Vale e abriu o ENG Porto Alegre de 2010 vai aparecer novamente em um encontro da Geografia desta vez pra fazer um bate-papo sobre suas vivências e conhecimentos. E quem sabe uma palinha de viola pra nós!
Local: Na sala Vanda Ueda (Dep.de Geografia).
Início: 14hs.
Noite: Mesa Redonda “A formação da cidade e as transformações a partir da Copa de 2014”. Participação de Mário Leal Lahorgue, professor do Departamento de Geografia da UFRGS e quem sabe outros convidados a serem definidos.
Início: 19hs.
Local: Auditório do ILEA ou da Química - Campus do Vale.
22 de Outubro (sexta-feira)
Manhã: Entrada a campo no Morro Santana com Sérgio Leite. O topo do Santanão é o destino dessa Entrada ao Morro mais alto de Porto Alegre e uma importante reserva ambiental de Porto Alegre. Contaremos com o professor Sérgio Leite, aquele da disciplina de Consevação da Natureza!
Início: 9hs
Saída dos prédios da Biologia
Tarde: Sexta Literária Martin Fierro. A sexta Literária, espaço criado pelo Dage e Pet neste ano, entra na programação da Semana Geográfica em grande estilo, discutindo a obra de Martin Fierro. A idéia é fazer o diálogo entre Geografia e Literatura. No local e hora de sempre!
Local: – Prédio G – Sala 208
Início: 14hs.





REALIZAÇÃO
Diretório Acadêmico dos Estudantes de Geografia (DAGE) - UFRGS
http://dageufrgs.blogspot.com
INSCRIÇÕES
Valor: R$ 10,00
Pra quem e onde pagar?
Com Bárbara no PET da Geografia
OU
Com Tauan no Museu de Paleontologia
OU no local e na hora!