segunda-feira, 9 de maio de 2011

Chocolatão: remoção e exclusão!

Fonte: http://muralharubronegrabrasil.blogspot.com/2011/05/chocolatao-remocao-e-exclusao.html




Nossa ação muralista com a turminha da Vila Chocolatão, tomando de assalto as paredes das ruas mostrando a nossa visão das coisas. Seguimos em Luta pela nossa dignidade!!
Abaixo vídeo da contextualização do processo de retirada das famílias da Vila Chocolatão do Centro para a periferia de Porto Alegre em função da Copa 2014.

Realização: Grupo de Assessoria Justiça Popular -- GAJUP, Associação dos Geógrafos Brasileiros e Setor de Assessoria Jurídica Universitária - SAJU Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -- UFRGS

Apoio: Coletivo Catarse (www.coletivocatarse.com.br)



Projeto Imagens Faladas resgata história da população de Porto Alegre

Imagens Faladas Tá na Rua, clique

Imagens Faladas é resultado da Interação Estética - Residência Artística desenvolvida entre os meses de janeiro e junho de 2010 no Quilombo do Sopapo e principalmente nas ruas do Cristal e Morro Santa Tereza, passando pelo Hipódromo, Estaleiro Só e Orla do Guayba, FASE, Campo do Neri, Vila Hípica, Nossa Senhora das Graças, Gaúcha, Ecológica e União Santa Teresa com uma visita a Lomba do Pinheiro e incursões por ruas do Centro e Assembléia Legislativa. 
Aqui está o link para o Imagens Faladas digital e para os que se interessarem em contribuir com a oficina continuada de fotografia do Quilombo do Sopapo, na Av. Capivari 602, estamos com 300 exemplares, dos 1000,  para aquisição, que formará o fundo da oficina: como aquisição de materiais; auxílo de transporte e alimentação para os oficinandos nas saídas fotográficas e bolsa para um dos jovens que fizeram o Imagens Faladas para ser o monitor da oficina entre os meses de agosto e dezembro deste ano. Desta forma buscaremos estar iniciando a sustentabilidade do núcleo de fotografia do ponto de cultura e viabilizando a permanência de um dos jovens como agente comunitário cultural no SOPAPO independentemente de projetos aprovados.
O valor mínimo do livro é R$ 10,00 e os que quiserem dar mais alguma contribuição para o fundo podem fazê-lo a seu critério. O Quilombo do Sopapo está aberto de segunda à sexta-feira das 13 às 19h. Nossos contatos são pelo e-mail quilombodosopapo@gmail.com e pelos telefones 3398-0602, 3398-6788 e 96278626. Clique aqui para saber mais sobre as duas sessões de contação de histórias do livro.
Os demais 700 exemplares estão sendo distribuídos entre os apoios culturais, as personagens do livro, os fotógrafos do Imagens Faladas, escolas públicas de Porto Alegre, Bibliotecas Comunitárias, Pontos de Cultura da Região Sul, entidades culturais da região Cristal e associações de moradores do bairro além dos exemplares distribuídos no dia do lançamento do Livro.
Teremos de resolver uma situação inusitada: como faremos para ter exemplares para o dia 30 de outubro deste ano, primeiro domingo da Feira do Livro de Porto Alegre, onde teremos sessão de autógrafos e da contação de histórias do livro na feira infanto juvenil  no Cais do Porto!!!!
E o projeto segue sua caminhada pelo blog que está abaixo,
um grande agradecimento a todos que lutam por espaços culturais comunitários como os pontos de cultura!!!
www.projetoimagensfaladas.wordpress.com
Leandro Anton
Coordenador do Quilombo do Sopapo