quinta-feira, 29 de março de 2012

Chamada para ônibus V EREGEO-SUL - Chapecó - 6 a 8 de Abril 2012


Ônibus: 28 Lugares do grupo FROTA.

SAÍDA de Poa: 5 de Abril, as 23 hs, da frente da Casa do Estudante do centro. Avenida João pessoa.

Previsão de chegada em Porto Alegre: 6hs do dia 9/4, segunda-feira.

O critério de inserção no Ônibus é: mandar um e-mail para dage.ufrgs@gmail.com antes que as vagas sejam todas preenchidas por quem confirmou primeiro. 

DADOS:
Nome
Fone/celular
Cartão UFRGS
RG

Só é confirmada a vaga se mandado para o e-mail do DAGE. Não adianta mandar para a lista da Geografia do yahoo

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: se houver mais pessoas interessadas do que vagas, há possibilidades de pedir um ônibus maior ou fazer um rateio com as pessoas que vão, o que não sairia muito caro pra ninguém, mas depende de acordos que teremos que tratar juntos.

Vamos considerar, por respeito a quem já manifestou interesse pela lista e pelo facebook, que estas pessoas já estão garantidas, TENDO QUE MANDAR OS SEUS DADOS PARA O E-MAIL DO DAGE MESMO ASSIM.

IMPORTANTÍSSIMO: não reserve uma vaga se não for CERTA a presença na viagem e que você vá participar DO ENCONTRO. Não tire a vaga de alguém que teria realmente interesse!

Sem mais no momento,

Felipe da Costa Franco

domingo, 25 de março de 2012

Grupo de Estudos de Élisée Reclus - GEER

Grupo de Estudos de Élisée Reclus - GEER
Início: 30/03/12
Término: 27/06/12
Local: 207G do campus do vale - UFRGS
Horário: 14h às 16h45min
Organizadores: Cláudia Luisa Pires, Felipe Akauan da Silva, Igor Vecchia, Rita Rosa, Theo Lima

Apresentação
A Geografia, a partir de meados do século XIX, quando começou a constituir-se como uma ciência autônoma e arquitetar um arcabouço teórico-metodológico na academia, negligenciou autores que não estivessem em afinidade com o pensamento geográfico que nascia preso ao racionalismo, empirismo e que se auto-determinava neutro.
Nas últimas duas décadas, a Geografia vem admitindo uma abertura teórica que tem possibilitado e ampliado cada vez mais a exposição e o debate de autores silenciados pelas “ditaduras paradigmáticas” – termo utilizado pelo professor Osvaldo Filho. O Grupo de Estudos de Élisée Reclus – GEER – tem como propósito contribuir para este momento de pluralidade do pensamento geográfico a partir da leitura e discussão de parte da obra traduzida para o português do geógrafo anarquista Elisée Reclus (1830- 1905). Além do debate das obras em si, uma breve introdução e contextualização a respeito do Anarquismo será realizado no primeiro encontro e deverá permear os restantes. Ao todo, serão sete encontros ao longo de três meses com periodicidade aproximada de 15 dias. O grupo ainda contará, em alguns encontros, com um professor convidado a fim de contribuir para a opulência do debate.

Objetivo: 
Compreender diversos temas e conceitos presentes na obra do geógrafo anarquista Élisée Reclus e proporcionar outras (re)leituras do espaço;

Público Alvo:
O Grupo de Estudos de Élisée Reclus não tem restrições em relação ao público participante, sendo indicado para alunos de graduação, mestrado e doutorado, geógrafos, professores de geografia e público em geral.

Inscrição
As inscrições devem ser feitas pelo email: gruporeclus@hotmail.com contendo: a) nome completo; b) CPF; c) instituição de vínculo (caso haja).
Aos inscritos que possuírem 75% de presença durante o Grupo de Estudos, ou seja, participarem de cinco encontros, será concedido certificado de 20 horas.
NÃO SERÁ COBRADO NENHUM VALOR PARA INSCRIÇÃO, ASSIM COMO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO.

Cronograma
Data do Encontro -Leitura
30/03 - “Evolução, revolução e ideal anarquista” (Reclus) e “Elisée Reclus, geógrafo y anarquista” (Dunbar)
27/04 -“Do Sentimento da Natureza nas Sociedades Modernas” (Reclus)
11/05 -“O Homem e a Terra: O Estado Moderno” (Reclus)
25/05 -“O Homem e a Terra: A Cultura e a Propriedade” (Reclus)
08/06- “O Homem e a Terra: A Indústria e o Comércio” (Reclus)
22/06- “O Homem e a Terra: Educação” (Reclus)
06/07- “O Brasil e a Colonização” (Reclus)