sexta-feira, 29 de abril de 2011

Curso de Aperfeiçoamento Produção de Material Didático para Diversidade

O Curso de Aperfeiçoamento Produção de Material Didático para Diversidade ocorrerá à distância e se desenvolverá em oito cidades-polo no interior do Rio Grande do Sul.
Início das aulas: 04 de junho de 2011
Final das aulas: 30 de novembro de 2011
Carga-horária: 180 horas divididas em quatro módulos.
Para se inscrever, confira as informações no EDITAL EAD/UFRGS 2011
O curso visa a qualificação dos professores em atividade da rede pública ou privada do Ensino Fundamental e Médio.

Através de discussões teóricas e propostas pedagógicas para o tema da diversidade deseja-se capacitar os professores a avaliar e elaborar materiais didáticos que tratem do tema da diversidade.

A Volta do Povo à Praça

É neste sábado, dia 30 de abril de 2011, a partir das 8h da manhã que estaremos recebendo na praça Alexandre Zacchia, que fica em frente ao Quilombo do Sopapo, o Festival Literário de Porto Alegre realizando a segunda edição da Volta do Povo à Praça. Para saber mais da atividade e qual sua programação acesse http://quilombodosopapo.blogspot.com/2011/04/volta-do-povo-praca-e-festival.html . A nossa primeira edição da Volta do Povo à Praça foi no dia 27 de novembro do ano passado e para quem ainda não sabe do que se trata isto é legal aproveitar o momento, uma vez que as postagens dos blogs são registro da nossa história e do nosso processo para acessar http://quilombodosopapo.blogspot.com/2011/04/abraco-coletivo-volta-do-povo-praca.html.


E haverá um momento especial para o Quilombo do Sopapo na manhã deste dia 30, a partir da 10h30min, o lançamento do Livro Imagens Faladas - uma reportagem fotográfica sobre a memória do Bairro Cristal.Resultado da Residência Artística - interação Estética de mesmo nome. Esta atividade será realizada com a contação de histórias do que é feito o livro por seus personagens e entrevistadores além de uma sessão de autógrafos com a disponibilização de 50 exemplares para os presentes. Para saber mais do que é o imagens Faladas acesse o blog www.projetoimagensfaladas.wordpress.com.

Dia 30 de abril de 2011
das 8h às 18h
Praça Alexandre Zachia Avenida Capivari 602, bairro Cristal
A Volta do Povo à Praça - Festival Literário de Porto Alegre
51 - 3398-0602 e 51 - 96278626

Aproveitamos também para divulgar a matéria da Audiência Pública que tivemos aqui no Cristal no Salão Paroquial da Igreja Santa Teresa com a Câmara dde Vereadores. Audiência provocada Comitê Popular da Copa Cristal e as Associações de Moradores da Região sobre os impactos da copa do mundo 2014 acesse http://quilombodosopapo.blogspot.com/2011/04/moradores-do-cristal-exigem-area-do.html realizado na última quarta-feira dia 27 de abril de 2011.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Não ao Regimento Autoritário da SAE


De forma autoritária, a Secretaria de Assistência Estudantil quer implantar um novo Regimento Interno para a Casa de Estudante Universitário (CEU-UFRGS). Caso ele seja aprovado, os moradores ficarão proibidos, por exemplo, de andar sem camisa, consumir bebidas alcoólicas e de receber visitas após meia noite. Além disso, alunos de pós-graduação não poderão mais morar na casa, e as reuniões de moradores serão presididas por um servidor da universidade.

Pensamos que o regimento interno deve partir dos mais interessados no assunto: os próprios moradores! Por isso, fizemos várias reuniões e elaboramos a atualização do regimento que está em vigor.

Agora é hora de ir até a SAE e dizer que rejeitamos a proposta da SAE e exigimos a discussão e aprovação da NOSSA proposta de regimento.

Quinta-feira (28 de Abril), às 9:30 da manhã, concentração na frente da CEU, para às 10h estarmos todos "batendo na portinha do Edilson".

Mais informações: ceufrgs.blogspot.com
--

terça-feira, 26 de abril de 2011

Os "Soldados Rasos" e a Copa do Mundo 2014

Soldado raso
tiraram meu homem das ruas
outro dia
ele usava um casaco de moletom dos L.A. Rams¹
as mangas cortadas
e debaixo
uma camiseta do exército
soldado raso
e ele usava uma boina verde
caminhava muito ereto
era negro e vestia calções marrons
o cabelo de um loiro apagado
nunca incomodava ninguém
roubava alguns bebês
e corria dando gargalhadas
mas sempre retornava com as crianças
ilesas
dormia atrás do
bordel
com a permissão das garotas
a compaixão se revela em
estranhos lugares.
certo dia não o vi mais
e depois mais outro se passou
perguntei nas redondezas.
meus impostos voltarão
a subir. o estado precisa lhe
dar abrigo e
comida. os policiais o pegaram.
isso não é
bom.

¹Time de futebol americano da cidade (N.T.)
Charles Bukowski ²

Charles Bukowski possuía uma literatura autobiográfica e seus escritos eram relatos de seu entorno, assim, ao ler o livro O amor é um cão dos diabos, deparei-me com o texto “soldado raso”, levando-me a refletir sobre a Copa de 2014. Mas incorre em erro quem pensar que o meu link de Bukowski à Copa no Brasil é sobre qualquer orgia que o turista estrangeiro possa querer vir buscar; a minha reflexão é sobre o viaduto da Borges de Medeiros (Porto Alegre-RS) e as dezenas de “soldados rasos” sobreviventes de lá, foi sobre as inúmeras isenções fiscais e “chamariscos terceiromundistas” (Decreto Municipal nº 16.796/10³) exaustivamente denunciados por David Harvey que estão ocorrendo em Porto Alegre, num verdadeiro retrocesso, sem contraprestação social alguma. Como um apaixonado por futebol, não me incomoda a Copa de 2014 aqui – aliás, quero ver o Uruguai jogando aqui -, fico incomodado pelos benefícios sendo dado a quem não precisaria ... me levando a pensar, qual a “função social” da Copa no Brasil? Só “Pão e Circo” ? E as dezenas de “soldados rasos” da Borges, simplesmente sumirão? Ocorrerá uma “limpeza social” em Porto Alegre ? Nas demais cidades onde ocorrerão a Copa, milhares de “soldados rasos” também sumirão ? Enfim, não sou contra a Copa do Mundo no Brasil, sou contra os fatos que se renovam e perpetuam a análise feita por Milton Santos: “Quem luta por direitos são as classes baixas, as altas lutam por privilégios”.

²BUKOWSKI, Charles. O amor é um cão dos diabos; tradução Pedro Gonzaga – Porto Alegre, RS: L&PM Editores, 2010.
³Regulamenta a Lei Complementar nº 605, de 29 de dezembro de 2008, que isenta a pessoa física, jurídica ou equiparada, nacional ou estrangeira, do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), do Imposto sobre a transmissão "inter-vivos", por ato oneroso, de bens imóveis e de direitos reais a eles relativos (ITBI), das taxas instituídas pelo Município de Porto Alegre e da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP), conforme determina, e dá outras providências; e revoga o Decreto nº 16.260, de 30 de março de 2009.

Por Fabrício da Silva Caetano  - adv.caetano@gmail.com Geografia UFRGS

segunda-feira, 25 de abril de 2011

ENPEG Abril 2011


Como alguns devem saber, aconteceu semana passada o ENPEG - Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, em Goiânia com trabalhos de campo em outras cidades do estado de Goiás. Eu e o Victor Hugo representamos os graduandos da UFRGS; ainda estiveram presentes os professores Castrogiovanni, Ivaine Tonini e Nestor Kaercher e alguns mestrandos da PUCRS.

O encontro começou homenageando o professor Valter Guimarães, da FACED da UFG que faleceu no primeiro dia do evento. Triste, mas o show tinha que continuar. Os dias seguintes tiveram 5 mesas-redondas com temas relacionados à producação do conhecimento e à pesquisa sobre o ensino da Geografia, com professores de universidades de todo o país e ainda da Colômbia e do Chile, palestrando acerca dos temas
Referenciais teóricos e metodológicos na pesquisa sobre Geografia Escolar;
Cidade e cidadania: a abordagem do global e do local no ensino de Geografia;
Cartografia e novas linguagens no ensino de Geografia;
Natureza e ambiente e sua abordagem no ensino de Geografia;
Demandas sociais e temas relevantes no ensino de Geografia, com participação da professora Ivaine (FACED-UFRGS).

Os eixos temáticos para apresentação de trabalhos foram divididos em:

GT1: Formação de professores
GT2: Método e ensino/aprendizagem
GT3: Cidade e Cidadania no ensino de Geografia
GT4: Cartografia Escolar
GT5: As temáticas físicas e ambientais no ensino de Geografia
GT6: Conceitos geográficos no ensino básico
GT7: Escalas de Análise Geográfica
GT8: Diferentes linguagens no ensino de Geografia
GT9: Materiais Didáticos no Ensino de Geografia
GT10: Geografia em diferentes contextos (EJA, Educação no/do campo, Educação especial/inclusiva, grupos
culturais etc)
GT11: Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
GT12: Currículo e avaliação na formação inicial e na pratica escolar



Nas duas manhãs de apresentações de trabalhos assisti ao GT 8, onde troquei idéias com o pessoal que trabalha o Ensino da Geografia de formas diferentes da convencional, com o uso de filmes, seriados, músicas, charges, trabalhos manuais, aulas que extrapolam os limites da sala de aula, a fim de tornar a construção do conhecimento mais eficaz e atraente, com alunos de todas as idades e particularidades. Aprendi muito com essas experiências que foram apresentadas.

No final da tarde de Terça-feira, 19/04,  apresentei o pôster intitulado (Re)textualizando Experiências Pedagógicas Através do PIBID, de autoria minha, da Larissa P. Soares e do Prof. Dr. Antonio Carlos Castrogiovanni. No blog do PIBID Geografia UFRGS podes obter mais detalhes.

As saídas de campo marcaram o final do encontro, com viagens para Cidade de Goiás, onde se presenciou a Procissão do Fogaréu, Brasília e Pirenópolis.
Pelas festas, receptividade dos goianos (e dos colegas de todo o Brasil que me 'adotaram'), saídas de campo, palestras e trabalhos, considerei esse encontro o melhor que já fui. Os licenciandos devem procurar eventos como este pois neles reafirmamos e potencializamos nossa vontade de ser educador.

Site do Encontro: http://www.enpeg2011.com.br/

Artur C. Klassmann