quinta-feira, 15 de setembro de 2011

SOS Salto do Yucuman...


SOS Parque do Turvo e Salto do Yucuman

O Professor Carlos Dominguez da Faculdade de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria apresentou hoje o seu trabalho e o seu grito de alerta sobre o Parque do Turvo e o Salto do Yucuman, localizado no Rio Uruguai no norte do nosso Estado, na divisa com Santa Catarina e Argentina.
O Parque do Turvo é um dos últimos refúgios da flora e fauna da região no lado brasileiro, ocupando uma área de 17.000 hectares. Forma um mosaico com Unidades de Conservação na Argentina, totalizando uma área protegida de aproximadamente 80.000 hectares.

O Salto de Yucumãn, situado na área do Parque, tem aproximadamente 1,8 km de extensão formando uma queda d’água longitudinal, devido a uma fenda provocada pelo rebaixamento de parte do leito do rio Uruguai. O Salto fica mais aparente nos meses de verão, quando o nível natural do Rio Uruguai baixa. Neste momento as rochas emergentes permitem a passagem de animais entre as duas margens do rio, permitindo o fluxo genético de várias espécies, inclusive a onça.
Conforme a informação do Prof. Dominguez, infelizmente o Salto já é seriamente afetado pela Hidrelétrica Foz do Chapecó (construída a montante), no momento em que o excesso de água da barragem é liberado para o rio (de acordo com moradores ribeirinhos, umas três vezes por semana).
A construção de mais duas hidrelétricas rio abaixo, se construídas sem os devidos cuidados, será o fim do Salto de Yucuman que ficará submerso para sempre, como foram os Saltos das Sete Quedas com a construção de Itaipu. Ficará submersa, também, a passagem dos animais para a outra margem do rio, deixando o Parque do Turvo ilhado e sem conectividade com outras áreas florestais.

As duas usinas ainda estão em projeto. O EIA/RIMA e as audiências públicas ainda deverão acontecer. Neste sentido, agora é a hora da mobilização e da pressão. Se a manifestação contra a inundação do Salto for forte, o projeto ainda pode ser alterado com o reajuste da cota da barragem e com a diminuição da área alagada.
O Prefeito do Município de Derrubadas, no qual se situa o Parque, está mobilizando os demais municípios da Rota Turística Yucuman, contra o impacto ambiental das hidrelétricas a serem construídas. Vamos juntar as forças contra mais esse absurdo, quem sabe podemos salvar o Parque e o Salto antes que realmente seja tarde.

Claudia Steiner

Nenhum comentário: