segunda-feira, 25 de abril de 2011

ENPEG Abril 2011


Como alguns devem saber, aconteceu semana passada o ENPEG - Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, em Goiânia com trabalhos de campo em outras cidades do estado de Goiás. Eu e o Victor Hugo representamos os graduandos da UFRGS; ainda estiveram presentes os professores Castrogiovanni, Ivaine Tonini e Nestor Kaercher e alguns mestrandos da PUCRS.

O encontro começou homenageando o professor Valter Guimarães, da FACED da UFG que faleceu no primeiro dia do evento. Triste, mas o show tinha que continuar. Os dias seguintes tiveram 5 mesas-redondas com temas relacionados à producação do conhecimento e à pesquisa sobre o ensino da Geografia, com professores de universidades de todo o país e ainda da Colômbia e do Chile, palestrando acerca dos temas
Referenciais teóricos e metodológicos na pesquisa sobre Geografia Escolar;
Cidade e cidadania: a abordagem do global e do local no ensino de Geografia;
Cartografia e novas linguagens no ensino de Geografia;
Natureza e ambiente e sua abordagem no ensino de Geografia;
Demandas sociais e temas relevantes no ensino de Geografia, com participação da professora Ivaine (FACED-UFRGS).

Os eixos temáticos para apresentação de trabalhos foram divididos em:

GT1: Formação de professores
GT2: Método e ensino/aprendizagem
GT3: Cidade e Cidadania no ensino de Geografia
GT4: Cartografia Escolar
GT5: As temáticas físicas e ambientais no ensino de Geografia
GT6: Conceitos geográficos no ensino básico
GT7: Escalas de Análise Geográfica
GT8: Diferentes linguagens no ensino de Geografia
GT9: Materiais Didáticos no Ensino de Geografia
GT10: Geografia em diferentes contextos (EJA, Educação no/do campo, Educação especial/inclusiva, grupos
culturais etc)
GT11: Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
GT12: Currículo e avaliação na formação inicial e na pratica escolar



Nas duas manhãs de apresentações de trabalhos assisti ao GT 8, onde troquei idéias com o pessoal que trabalha o Ensino da Geografia de formas diferentes da convencional, com o uso de filmes, seriados, músicas, charges, trabalhos manuais, aulas que extrapolam os limites da sala de aula, a fim de tornar a construção do conhecimento mais eficaz e atraente, com alunos de todas as idades e particularidades. Aprendi muito com essas experiências que foram apresentadas.

No final da tarde de Terça-feira, 19/04,  apresentei o pôster intitulado (Re)textualizando Experiências Pedagógicas Através do PIBID, de autoria minha, da Larissa P. Soares e do Prof. Dr. Antonio Carlos Castrogiovanni. No blog do PIBID Geografia UFRGS podes obter mais detalhes.

As saídas de campo marcaram o final do encontro, com viagens para Cidade de Goiás, onde se presenciou a Procissão do Fogaréu, Brasília e Pirenópolis.
Pelas festas, receptividade dos goianos (e dos colegas de todo o Brasil que me 'adotaram'), saídas de campo, palestras e trabalhos, considerei esse encontro o melhor que já fui. Os licenciandos devem procurar eventos como este pois neles reafirmamos e potencializamos nossa vontade de ser educador.

Site do Encontro: http://www.enpeg2011.com.br/

Artur C. Klassmann

Um comentário:

F3lipiar disse...

ducaralho tchê

deve ter sido massa.. vários companheiros pensando uma prática docente que realmente seja significativa pro aluno e pra busca de uma sociedade mais humana

queria ter ido! fica pra uma próxima!

parabéns pelo belo relato!